quinta-feira, 29 de março de 2018

Quinta aula do semestre!

O professor retomou as perguntas 2 e 3 das aulas retrasada e passada, explicando melhor a rotação e a translação. A intenção do professor era deixar claro a ação dos raios solares quando da rotação da Terra, nos quatro momentos específicos (primavera (23 de set.), verão (21 de dez.), outono (20 de mar.) e inverno (21 de jun.)) em trono do Sol. 

O professor explicou que as estações do ano só ocorrem em função da inclinação do eixo terrestre, que é de 23,27º, e não em virtude da órbita da terra em torno do Sol; que hora é mais próxima, periélio; hora é mais afastada, afélio. Neste ponto,o professor mostrou, através de um desenho no quadro magnético, a diferença entre órbita circular e órbita eclíptica.

Para que os alunos pudessem visualizar bem o que estava sendo explicado ao longo da aula, o professor utilizou um globo terrestre e de um laser verde de feixe luminoso amplo. Assim, pôde ser visto a dinâmica que provoca o chamado Sol da meia-noite nos polos norte, sul e adjacências.

Para retomar, é interessante assistir o vídeo abaixo:


O professor corrigiu a pergunta de número 5, que questionava sobre a forma da Terra: a resposta, é: a forma da Terra é o geóide; de geo (Terra) + óide (forma); logo, a Terra tem a forma específica dela, um geóide.

Por fim, foi feita a correção da questão que perguntava do porquê de os anos bissextos existirem, assim: o ano não dura exatamente 365 dias, mas 365 dias e 6 horas. Então, a cada 4 anos (6 + 6 + 6+ 6 = 24 horas), há um dia a mais a ser colocado em fevereiro, dia 29. Assim, anos bissextos têm 366 dias, ou seja, tem duas vezes o 6 em sua composição; "bi" (duas) vezes o "seis". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DA 2ª QUINZENA: de 16 a 27 de ago.:

INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO, BEM COMO, OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES. AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE: OS TIPOS DE MIGRAÇÃO AP...